segunda-feira, 8 de junho de 2009

Eu e o leite


“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós... Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.” (1Pe 4.12-13)

Ultimamente Deus tem escolhido falar comigo constantemente por parábolas. Outro dia eu falei algo pra minha colega de trabalho (sem querer ou planejar) que foi tão profundo. Mexeu comigo e com ela, pois era Deus na nossa conversa!

O exemplo maior de sofrimento da Bíblia, com exceção de Cristo, foi Jó. Ele conheceu o fogo da provação em suas mais diversas manifestações: nas finanças, na família, na saúde e nas emoções. E ele fez um clamor interessante ao Senhor: “Porventura, não me derramaste como leite e não me coalhaste como queijo?” (Jo 10.10).

Creio que mesmo que você não more no interior como eu, você sabe porque precisamos ferver o leite retirado da vaca. Aprendemos desde pequenos que o leite é fervido para eliminar possíveis bactérias e separar a nata e a gordura em excesso. Isso para torná-lo pronto, ou seja, um alimento saudável. Quem sabe você não tem se sentindo exatamente como um leite dentro de um caneco, fervendo num fogo ardente de provação!

Nós temos sido como um leite preparado por Deus. Um leite em processo de purificação. Temos sido fervidos no fogo das provações para que sejam eliminados nossos pecados, nossas feridas, raízes de amargura e limitações carnais. O fogo da provação tem vindo sobre nós, mas grande é propósito de Deus!

Paulo diz em 1Co 9.7b “Quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho?” O Senhor é o nosso pastor (Sl 23.1). Ele tem nos pastoreado e investido em nossas vidas com todo amor. Ele tem direito ao resultado disso. Ele é o dono do rebanho e do leite que este produz! Por isso tem nos colocado no fogo: porque só o trabalhar dele em nós nos torna capacitados para satisfazer suas expectativas a nosso respeito.

A fervura também separa a gordura e a nata. A Palavra diz que o bater do leite produz manteiga (Pv 30.33). Em outras versões diz espremer ou mexer o leite. Como temos sido batidos, espremidos, mexidos por Deus, irmãos! Mas é para que o melhor de nós venha à tona. E assim como o leite serve para tantas coisas, nós também temos muito potencial a ser descoberto e explorado.

Somos como o ouro refinado pelo fogo do Ouvires (Mc 3.2-3). Vasos nas mãos do Oleiro (Jr 18.1-6). Somos como o leite coalhado! Sabe o que quer dizer coalhado no dicionário? Solidificado e cheio! Aleluia!

O resumo de todas essas analogias é um só: o Senhor está fazendo uma grande obra em nossas vidas. E se é pelo fogo que ela se completará, que assim seja. Pois como Sadraque, Mesaque e Abedenego (Dn 3) nós não desonraremos o Senhor. Esperaremos a visita do Quarto Homem na nossa fornalha, pois dEle vem a vitória e a honra! E eu concluo com o mesmo “leite” que comecei: Jó. Foi ele quem também disse:
“Porém Ele sabe o meu caminho; provando-me Ele, sairei como o ouro.” (Jó 23.10)


Lagoinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário