segunda-feira, 5 de julho de 2010

Amor para não tratar as pessoas como elas merecem

Se você tem enfrentado a vida como eu tenho, seguramente chegou à conclusão que amar como Deus ama não é uma tarefa fácil. A Bíblia declara: Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado. Romanos 5.8 NVI.
Deus nos amou na pior das situações: pecadores. Ele escolheu nos querer quando nada de bom em nós havia. Ele nos amou com um amor que não merecíamos. Ele não nos tratou como nós merecíamos. Ele nos amou sem merecimento. E a sua ordem é clara: Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. João 13.34.
Este é um desafio que temos que enfrentar diariamente. Se formos amar as pessoas por merecimento, nós vamos odiá-las cada vez mais! Escolher amar, mesmo quando as pessoas não merecem, é a melhor escolha que fazemos.
Fui tocado pelo seguinte pensamento: “Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor... Lembre-se. Se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo”. Albert Einstein.
O amor é a melhor decisão de uma pessoa. Amar sempre, mesmo quando parece injusto, é uma escolha sábia. Lembre-se disto: quando amamos, não é necessário entender o que se passa lá fora, porque tudo passa a acontecer dentro de nós. Amar sem considerar o merecimento é a mais generosa das paixões. É este amor que inclui em seus sonhos a felicidade de outra pessoa.
Amar assim clarifica nossa visão e a missão de nossa vida. Pessoas com uma visão e uma missão têm duas paixões a guiá-las: elas amam o Senhor e querem servi-Lo; elas amam pessoas e querem ajudar onde o auxílio é necessário. O amor vence o medo. Quanto mais você ama, mais fracos tornam-se seus medos e suas inseguranças.
"Amar não significa se emocionar. Amar é algo que sentimos em relação a nós mesmos e que devemos aprender a ter em relação às outras pessoas. Significa que desejamos [procuramos] nosso próprio bem, ao amar os que não merecem".
Amar é o ato de se pôr à disposição dos outros, identificando e atendendo suas reais necessidades, sempre procurando o bem maior.
Quero repartir com você o que escreveu C. S. Lewis: "Não percam tempo se preocupando se vocês 'amam' o próximo - ajam como se amassem. Vão descobrir que, quando se comportam como se amassem alguém, dali a pouco passarão a amá-lo".
Por isso, pense nisto: Decida amar, mesmo quando as pessoas não merecem, e você estará vivendo uma parte de Deus em sua vida. Lembre-se: "Não é o quanto fazemos, mas quanto amor colocamos no que fazemos. Não é o quanto damos, mas quanto amor colocamos no ato de dar". É isto que faz a diferença na vida!
Vou finalizar com esta verdade: “Se deseja estar na frente, seja uma ponte e não um muro. Ame as outras pessoas mais do que elas merecem”.
Pr. Jacó Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário