quinta-feira, 28 de maio de 2009

Na Jaula

Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele, isso é que contamina o homem. Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça. (Mc 7: 15 - 16).

Em certo zoológico havia um tigre dentro de uma jaula. Um cartaz na frente da jaula dizia o seguinte: "Este animal come humano". Uma pessoa perguntou ao funcionário do zôo: - Ele já comeu alguém? -Nunca! Foi a resposta. - Então, como sabe que ele come gente? O tratador replicou com ironia: - Entre na jaula e o próprio tigre vai lhe responder!

"Pessoas de bem" parecem com esse tigre. O coração delas está em uma jaula cujas barras se chamam reputação, bons costumes, medo das conseqüências e consciência limpa. Todas as coisas são boas e sem elas a vida da humanidade seria impossível. Mas há causas sutis bastante poderosas para quebrar as barras da jaula. Entre elas estão a inveja, o ciúme, a ira, o egoísmo, a certeza de impunidade, etc. Então todos vêem do que um "bom" coração é capaz.

A maldade humana manifestou sua plena medida, não entre os selvagens, mas em um pais civilizado e muito religioso, cujos habitantes crucificaram o Filho de Deus. É preciso considerar a cruz de Jesus Cristo para compreender quais são os verdadeiros sentimentos do homem em relação a Deus.

Por outro lado, nela se vê também o admirável amor desse Deus Santo ao conceder o remédio para o nosso calamitoso estado: a expiação de nossas faltas através do único Justo que pisou neste mundo, o qual deu Sua vida, expiando nossos pecados para que pudéssemos nos reconciliar com Deus.
PILB

Nenhum comentário:

Postar um comentário